Conheça um pouco sobre Piracaia



Piracaia está localizada na Serra da Mantiqueira, distante 90 km de São Paulo, e pertence à Região Bragantina do Estado de São Paulo, com belas paisagens, banhada pelos rios Cachoeira e Atibainha, que formam três represas e inúmeras cachoeiras. Com clima agradável, em média 24 °C, é certo que sua geografia oferece condições ideais para a prática de inúmeros esportes e atividades ligadas à natureza, com trilhas para caminhadas, escaladas e esportes náuticos. Tem uma população estimada em 26092 pessoas pelo IBGE/2022.

Conta a história que os primeiros povos de Piracaia muito valorizavam nossas manifestações culturais, não deixando de realizar grandes festas. Na época da escravidão, já existiam grupos de congadas, cavalhada, touradas, leilões de prendas. Logo surgiram bandas de música, violas, caiapós e mais tarde quadrilhas francesas e o carnaval. Também bonecos infláveis e os fantoches que animavam a população. Ainda hoje algumas tradições são mantidas.

Os altos rendimentos da cafeicultura no Vale do Paraíba, no início do século XIX, motivou a expansão da agricultura até os limites da Zona Bragantina, surgindo, nessa época, grandes fazendas. Dona Leonor de Oliveira Franco, proprietária de extensas áreas, ordenou a construção de uma ermida em suas terras, junto ao rio Cachoeira, em louvor a Santo Antônio. Foi auxiliada no empreendimento pelos parentes Capitão Antônio José de Moraes, Tenente José Antônio de Oliveira, João Correia de Almeida e pelo escravo Domingos José de Oliveira. A fundação do povoado deu-se em 16 junho de 1817. O município é formado pela sede e pelo distrito de Batatuba.

Em poucos anos formou-se ao redor da capela, uma pequena povoação, que foi elevada a curato em 1830 e, seis anos depois, na categoria de freguesia, com o nome de Santo Antônio da Cachoeira. O Município, criado em 1859, conservou a denominação que, somente em 1906, foi alterada para a definitiva, Piracaia, de origem indígena que significa peixe queimado.

O período de maior progresso ocorreu durante o século XIX, baseado na cafeicultura, cujas altas produções propiciaram várias benfeitorias, inclusive um ramal da ferrovia The São Paulo Railway Co.. Mas a decadência do café, provocou uma retração no seu desenvolvimento, somente reativado por volta de 1925, com a vinda de novas famílias que transformaram as extensas fazendas em pequenas propriedades de criação de gado. A policultura foi sendo implantada, destacando-se a fruticultura e a floricultura, praticada pelos imigrantes japoneses.

Piracaia é um Município de Interesse Turístico (MIT), desde 2018. Há um parque ecológico com lago, pista de cooper, playground, quadra de futebol de areia, horto com viveiro de mudas, orquidário, lanchonete e estacionamento, bem próximo ao centro da cidade. A natureza deste destino turístico é exuberante, começando pela sua paisagem serrana.

Cercada por enormes represas que integram o sistema Cantareira, a cidade também oferece aos seus visitantes as pescas amadoras e ecológicas, além da prática de esportes náuticos. Os praticantes de esportes radicais como rafting e boia cross têm diversão garantida nas cachoeiras do Pião e Atibainha. Algumas cachoeiras estão encravadas na Mata Atlântica, o que se por um lado dificulta o acesso, por outro garante a sua preservação.

Seu centro urbano ainda conserva grande parte de suas edificações centenárias, situadas em ruas estreitas, que nos fazem lembrar a época do Brasil Imperial. E tem mais, Piracaia é conhecida como a Capital da Truta, bom atrativo ao turismo gastronômico. Vale ressaltar mais uma atração: a Casa do Artesão localizada na entrada de Piracaia, edificada com uma estrutura ecológica para abrigar os trabalhos realizados pelos artesãos locais, oferecendo uma diversidade de artesanatos de diversos tipos e técnicas.

Fonte: Prefeitura de Piracaia, IBGE, AMITESP

  • Comentários do post:0 Comentário

Deixe um comentário