4 Atrativos do Turismo Religioso de Piracaia

Piracaia, no interior de São Paulo, é um município que se destaca pelo turismo religioso ofertando uma quantidade de atrativos para os turistas que viajam para peregrinações, procissões, atos de fé entre outros motivos. Conheça 4 deles na cidade.
Matriz de Santo Antônio da Cachoeira
Um dos destaques é a igreja Matriz de Santo Antônio da Cachoeira, inaugurada no ano de 1891, marco zero da fundação de Piracaia, com a parte frontal inteiramente conservada e paredes de taipa de mais de 1,5 metro de largura. Sua beleza interior impressiona. Um concorrido atrativo é o majestoso painel no teto da Nave, feito pelo pintor Antônio Navickas, artista que residiu durante muitos anos nesta cidade, onde foram pintados os retratos de todos os Papas da Igreja Católica, de Pedro a Francisco. Em todo o mundo, além de Piracaia, só existe obra semelhante na Basílica de São Paulo no Vaticano. A igreja Matriz de Santo Antônio da Cachoeira, como é conhecida nos dias de hoje, recebeu esse nome em homenagem ao santo de devoção de D. Leonor (antiga proprietária do terreno) e ao Rio Cachoeira.

Igreja do Rosário
O nome dado ao templo religioso foi escolhido em homenagem à Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e São Benedito, santos de grande devoção dos escravos, pois na época a Igreja do Rosário foi construída em 1839 para abrigar cristãos que, durante o período colonial, eram proibidos de frequentar a igreja principal. As paredes de taipa com quase um metro de espessura, e os altares feitos em madeira foram conservados após a reforma. Em seu interior ainda é possível observar o brasão do Império e nas paredes encontram-se obras de arte retratadas em painéis de azulejos portugueses. A Igreja está localizada à Praça do Rosário e é possível assistir às missas e fazer visitação guiada, com prévio agendamento.

Santo Cruzeiro
O Santo Cruzeiro, considerado um dos maiores crucifixos do mundo, é um monumento em um morro muito conhecido. Esculpido em cimento pelo arquiteto José Bonetti, a obra de 14 metros de altura foi inaugurada em 14 de julho de 1946. Juntamente com o Santo Cruzeiro, foi construída uma escadaria com 591 degraus, unindo a parte baixa da cidade ao monumento, embora também existam duas ruas que fazem essa ligação. Desde a sua construção, o espaço vem recebendo melhorias e aperfeiçoamentos, tornando-se, além de um símbolo de fé, um tradicional ponto de turismo do município em cima do Morro da Penha, de 1200 metros.

Gruta de Nossa Senhora Aparecida
No pé da escadaria do Santo Cruzeiro há uma Gruta com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Um episódio que acontece frequentemente, é que muitos romeiros que passam por Piracaia em destino à cidade de Aparecida, param para visitar a Gruta de Nossa Senhora Aparecida, para pedir forças e coragem para seguir viagem por mais 180 km. O acesso à região possui boa sinalização para se chegar ao atrativo.